Como abrir um canal no YouTube

Publicado em 22/08/2022 Escrito por Marcela Gava e Lauren Spiller.

Aprenda como abrir um canal do YouTube em poucos minutos seguindo este passo a passo. Depois disso, basta ter uma ideia de conteúdo, melhorar seu vídeo com programas de edição de vídeos e publicar o material no seu canal recém criado.

 Ensinamos cada etapa para abrir um canal no YouTube

Os proprietários de pequenas e médias empresas (PMEs) têm vários motivos para levar adiante a criação de um canal no YouTube: criar um treinamento para uma equipe que trabalha remotamente, buscar maneiras de se conectar com clientes atuais, aumentar a presença da empresa nas redes sociais ou promover a marca para novos públicos. Quem sabe até mesmo todas as opções acima.

Sendo a maior plataforma de visualização de vídeos da Internet, o YouTube é uma ótima opção para empresas que querem criar e distribuir conteúdo. Abaixo, mostramos quatro passos simples para você criar um canal do YouTube em menos de dez minutos.

Antes de começar, é importante pensar nos motivos que levam você a ter um canal no YouTube. Ter um foco claro no que você deseja que o conteúdo proporcione para sua empresa é uma ótima maneira de garantir que seu canal seja útil para seus espectadores. Além disso, é interessante designar uma pessoa específica para acompanhar o canal e gerar ideias sobre o conteúdo que será criado e publicado.

Com isso em mente, é hora de entender como abrir um canal no YouTube.

Passo 1: Faça login na sua conta do YouTube

Você precisará de uma conta do Gmail para fazer login no YouTube e criar um canal, responder a comentários, curtir e salvar vídeos, obter recomendações personalizadas e se inscrever em outros canais. Sua conta do Gmail é praticamente seu passaporte para todos os recursos do YouTube.

O primeiro passo para a criação de um canal no YouTube
Essa captura de tela mostra as duas maneiras que você pode fazer login no YouTube

Se você ainda não tiver uma conta do Gmail, crie uma aqui.

Passo 2: Crie um canal do YouTube

Após fazer login no YouTube, clique no ícone do usuário no canto superior direito e selecione “Crie um canal”.

Se você ainda não tiver uma foto de perfil associada à sua conta do Gmail, será solicitado que você faça o upload de uma agora. Isso servirá como ícone do seu canal. Você também será solicitado a dar um nome para o seu canal. Sua imagem e nome determinarão como você aparecerá para seus espectadores, então faça as escolhas com sabedoria.

Em seguida, clique em “Crie um canal”.

Explicamos como montar um canal no YouTube
Essa captura de tela mostra o caminho para a criação de um canal [Todas as capturas de tela foram realizadas a partir da conta pessoal da autora desse texto]
Definindo um nome para o canal do YouTube
Aqui é onde você faz upload de uma foto e escreve o nome na plataforma antes de criar o canal

Passo 3: Faça upload de um vídeo no YouTube

Seja bem-vindo(a) ao seu novo canal do YouTube! Agora que você já sabe como abrir um canal no YouTube, é hora de enviar seu primeiro vídeo na plataforma.

Se você já tem um vídeo pronto para fazer upload, clique no botão azul “Enviar vídeo” para começar. Você pode arrastar e soltar um arquivo de vídeo ou clicar em “Selecionar arquivos” para navegar pelos arquivos armazenados localmente no seu computador ou celular.

Enviando vídeo no YouTube
Essa captura de tela mostra aonde clicar para enviar um vídeo

Certifique-se de que qualquer vídeo que você envie seja realmente seu. Não reposte conteúdo de outros canais. Se você precisa de uma ideia para criar um vídeo e começar sua jornada no YouTube, confira este guia.

Passo 4: Customize seu canal do YouTube

Depois de enviar um ou mais vídeos, você pode tomar outras medidas para garantir que todos os aspectos do seu canal reflitam sua marca. Clique em “Personalizar o canal” para colocar um vídeo importante em destaque na parte superior de sua página inicial, fazer upload de um banner do YouTube, personalizar a arte do canal, editar a descrição do seu canal ou organizar sua página inicial em seções.

Essa é uma ótima maneira de direcionar os espectadores para os vídeos mais adequados para cada um, sejam eles funcionários, clientes já existentes ou novos clientes da sua marca. Você também pode clicar em “Gerenciar vídeos” para ver as visualizações, comentários e curtidas.

 Espaço para personalizar e gerenciar vídeos
Essa captura de tela exemplifica como customizar seu canal ou gerenciar seus vídeos

Como criar um canal do YouTube no celular

Todas as funções disponíveis na versão do YouTube para desktop também estão disponíveis no aplicativo para celular. Para editar seu canal do YouTube, clique no ícone do usuário no canto superior direito da tela e selecione “Seu canal”. A partir daqui, você pode selecionar facilmente uma imagem guardada no próprio celular para usar como banner do YouTube ou ícone do canal. Para fazer upload de vídeos, basta clicar no ícone do sinal de adição na parte inferior da tela.

Como abrir um canal no YouTube e conectá-lo a uma conta de marca

Se você preferir que várias pessoas gerenciem o canal do YouTube da sua empresa, uma opção é conectar seu canal do YouTube a uma conta de marca.

Uma conta corporativa do YouTube é uma conta específica para sua marca. Apesar de você ser o proprietário da sua conta de marca, ela não está associada apenas à sua conta do Gmail ou ao canal pessoal do YouTube. Você poderá convidar outras pessoas para gerenciar a conta sem precisar compartilhar sua senha. Além disso, você terá controle sobre o acesso concedido a cada pessoa em sua conta.

Confira abaixo as etapas para conectar seu canal do YouTube à sua conta de marca.

Passo 1: Acesse as configurações da sua conta do YouTube

Você pode acessar as configurações da sua conta clicando no ícone de usuário no canto superior direito e selecionando “Configurações”.

 Espaço para configuração da conta
Essa captura de tela mostra como acessar recursos de configuração da sua conta

Passo 2: Crie um novo canal do YouTube

Clique em “Criar um novo canal”.

Como criar um novo canal no YouTube
Essa captura de tela mostra como acessar recursos de configuração da sua conta

Em seguida, digite o nome do seu canal de marca e marque a caixa do aviso legal logo abaixo. Depois, clique em “Criar”.

Crie o nome do canal da sua marca
A imagem acima mostra a mensagem que aparece quando você clica em “Criar um novo canal”

Passo 3: Use as permissões do canal no YouTube Studio

Certifique-se que você se conectou à sua conta de marca. Para isso, você deve clicar no ícone do usuário no canto superior direito. Por exemplo, na captura de tela abaixo, você verá que está escrito “Canal da empresa” em vez de “Marcela Gava”. Acesse o YouTube Studio clicando no ícone do usuário e selecionando “YouTube Studio”.

Acesso ao YouTube Studio
A captura de tela mostra onde acessar o YouTube Studio

A partir daqui, você acessará as configurações do YouTube Studio, localizadas no menu à esquerda.

Painel do canal do YouTube
Essa captura de tela mostra onde acessar as configurações do YouTube Studio

Primeiro, você deve clicar em “Configurações” e depois em “Permissões”.

Mudando informações de permissão no YouTube
Essa captura de tela traz suas configurações de permissões no YouTube Studio

Agora você pode convidar usuários para administrar a conta de marca com você, bem como alterar permissões e remover usuários. O YouTube Studio também permite verificar seus dados analíticos do YouTube, criar uma playlist de vídeos e saber mais sobre como monetizar seu canal do YouTube.

Se você tiver mais de uma pessoa gerenciando suas contas de rede social, uma conta de marca do YouTube é uma ótima opção para sua empresa.

Busca programas de edição de vídeos? Confira nosso catálogo.

Esse artigo pode se referir a produtos, programas ou serviços ainda não disponíveis em seu país, ou pode ter restrições legais ou regulatórias. Sugerimos que você consulte o provedor de software diretamente para informações sobre disponibilidade do produto ou conformidade com as leis locais.

Sobre os(as) autores(as)

Marcela é analista de conteúdo do GetApp. Jornalista com mestrado em cultura, cobre tendências de tecnologia. Suas pesquisas já saíram em Valor Econômico, Forbes e Exame.

Marcela é analista de conteúdo do GetApp. Jornalista com mestrado em cultura, cobre tendências de tecnologia. Suas pesquisas já saíram em Valor Econômico, Forbes e Exame.


Lauren é escritora de conteúdo sênior do GetApp.

Lauren é escritora de conteúdo sênior do GetApp.