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O que é um teste A/B? Guia para fundadores de startups

Publicado em 01/09/2022 Escrito por Marcela Gava e Amanda Kennedy.

Entenda o que é teste A/B e por que as empresas de tecnologia adoram esse método, que pode ajudar muitos negócios a prosperarem 

Entenda neste artigo o que é o teste A/B

O teste A/B é um método para testar hipóteses sobre mudanças em um site. Quando usado corretamente, o teste A/B pode ajudar as empresas a entenderem melhor seus usuários: o que os motiva, como eles preferem consumir informações e o que os incentiva a converter no seu site. Apesar dos dados analíticos informarem quais ações os usuários estão realizando quando navegam no seu site, um teste A/B pode informar como melhorar a experiência do usuário.

Através de testes A/B, os negócios passam a confiar menos no instinto e tomam decisões mais sábias em relação a mudanças. Como os concorrentes da sua startup já devem estar colocando o método em prática, é importante que seu negócio comece a usar o teste A/B para respaldar as decisões tomadas. Caso contrário, você pode não conseguir acompanhar a concorrência.

Também vale a pena observar que, quando se trata de testes A/B, muitas startups não sabem exatamente o que testar ou quais ferramentas usar. Uma opção é avaliar os diferentes softwares de testes A/B disponíveis no mercado.

Neste artigo, entenda o que é o teste A/B e como ele pode fazer sua startup crescer (ou fracassar).

O que é o teste A/B no contexto do marketing digital?

No marketing digital, o teste A/B pode ser usado para ver o desempenho das funcionalidades de um site em comparação com situações distintas, como a conversão de diferentes textos em botões de call-to-action (CTA) ou a alternância de posicionamento de imagens.

Em um teste A/B, você usa uma ferramenta para mostrar uma opção (por exemplo, colocar o CTA no topo da página) para metade dos usuários e, simultaneamente, exibir para a outra metade outra versão (por exemplo, colocar o CTA no final da página). Esse tipo de teste de divisão é semelhante ao teste multivariado, porém este tipo adiciona mais elementos ao teste, como quatro ou cinco versões em vez de duas.

Como fazer um teste A/B: encontre a ferramenta de teste

Agora que você já sabe o que é o teste A/B, é hora de falar sobre o que é necessário para colocar o método em prática. Se você quiser fazer testes A/B, precisará de uma ferramenta de teste.

É provável que uma das plataformas que sua empresa já usa permita realizar testes A/B. Por exemplo, muitas ferramentas de e-mail marketing incluem esses testes como um recurso. Entretanto, se você planeja fazer esse tipo de teste regularmente, convém obter uma ferramenta dedicada, como um software de testes A/B.

Como o orçamento costuma ser um fator essencial para as empresas, especialmente startups em estágio inicial, é possível utilizar o Google Optimize para realizar análises e testes. 

Teste seu caminho para o sucesso: exemplos de testes A/B em ação

Depois de ter as ferramentas adequadas em mãos, você deve estar se perguntando o que exatamente deve ser testado.

Essa é a parte mais difícil do método. Colocar-se em uma posição com mentalidade analítica ajuda a responder essa questão. Abaixo, listamos algumas orientações sobre como fazer o teste A/B.

Um local importante para iniciar o teste A/B é a área mais valiosa do seu site. Isso pode incluir:

  • O funil de vendas
  • As páginas de destino mais relevantes
  • As páginas mais visitadas
  • Os pontos de fricção ou conflito

Após identificar um lugar no seu site, você pode verificar exatamente o que deseja testar. Estes são alguns exemplos para você começar:

  • Botões de CTA: cor, texto, posição na página
  • Navegação: etiquetas, desenho, ordenação
  • Horário: dia da semana e horário para entrega de e-mail
  • Texto de anúncios: escolha de palavras, chamadas

Acelere o sucesso (ou a derrota) com testes A/B

Agora que você já sabe o que é um teste A/B, pode até demorar um pouco para se acostumar com o modelo; no entanto, depois que você pegar o jeito, será capaz de descobrir insights de negócios que ajudam a aumentar as conversões e, em última análise, seus resultados. Ou também do contrário: que você falhe rapidamente e possa encontrar o melhor caminho para aprimorar o desempenho.

Mesmo que muitos empresários não queiram pensar em derrota, um estudo da Harvard Business School (conteúdo em inglês) descobriu que startups que usaram testes A/B em seu site aceleraram seu crescimento ou fracasso.

Isso pode parecer assustador, mas é importante lembrar que a demanda do cliente é crucial para um negócio. 

Se não houver ambiente para apoiar sua ideia, pode ser melhor falhar rapidamente para que você possa pular para a proposta seguinte. Por outro lado, se você obtiver sucesso rápido, poderá identificar mais facilmente o que funciona e continuar investindo nisso.

Busca software de testes A/B? Confira nosso catálogo.

Esse artigo pode se referir a produtos, programas ou serviços ainda não disponíveis em seu país, ou pode ter restrições legais ou regulatórias. Sugerimos que você consulte o provedor de software diretamente para informações sobre disponibilidade do produto ou conformidade com as leis locais.

Sobre os(as) autores(as)

Marcela Gava é analista de conteúdo sênior com mais de 14 anos de experiência na cobertura de tendências em diversas áreas que impactam as empresas. Ela atua como redatora orientada por dados e pesquisadora de tendências, concentrando seus artigos em tópicos de cibersegurança, tecnologia da informação (TI), finanças e cultura digital. Marcela já escreveu aproximadamente 50 pesquisas e análises que se baseiam em mais de 2 milhões de avaliações autênticas de compradores de software no GetApp para ajudar as pequenas e médias empresas (SMBs) a encontrar as melhores soluções de tecnologia para suas necessidades. Além disso, os insights fornecidos por seus artigos ajudam as PMEs a tomar decisões mais informadas e assertivas. Suas pesquisa foram apresentados em alguns dos mais importantes veículos da mídia brasileira, como: Época Negócios PEGN Forbes Brazil Terra Folha de S. Paulo Ela também participou de importantes podcasts de tecnologia no Brasil, como o The Shift, e teve os resultados de seus estudos apresentados na versão brasileira da newsletter LinkedIn News.

Marcela Gava é analista de conteúdo sênior com mais de 14 anos de experiência na cobertura de tendências em diversas áreas que impactam as empresas. Ela atua como redatora orientada por dados e pesquisadora de tendências, concentrando seus artigos em tópicos de cibersegurança, tecnologia da informação (TI), finanças e cultura digital. Marcela já escreveu aproximadamente 50 pesquisas e análises que se baseiam em mais de 2 milhões de avaliações autênticas de compradores de software no GetApp para ajudar as pequenas e médias empresas (SMBs) a encontrar as melhores soluções de tecnologia para suas necessidades. Além disso, os insights fornecidos por seus artigos ajudam as PMEs a tomar decisões mais informadas e assertivas. Suas pesquisa foram apresentados em alguns dos mais importantes veículos da mídia brasileira, como: Época Negócios PEGN Forbes Brazil Terra Folha de S. Paulo Ela também participou de importantes podcasts de tecnologia no Brasil, como o The Shift, e teve os resultados de seus estudos apresentados na versão brasileira da newsletter LinkedIn News.


Amanda foi analista de conteúdo para GetApp.

Amanda foi analista de conteúdo para GetApp.