Saiba por que o GetApp é grátis

O que é um teste A/B? Guia para fundadores de startups

Publicado em 01/09/2022 por Amanda Kennedy e Marcela Gava

Entenda o que é teste A/B e por que as empresas de tecnologia adoram esse método, que pode ajudar muitos negócios a prosperarem 

Entenda neste artigo o que é o teste A/B

O teste A/B é um método para testar hipóteses sobre mudanças em um site. Quando usado corretamente, o teste A/B pode ajudar as empresas a entenderem melhor seus usuários: o que os motiva, como eles preferem consumir informações e o que os incentiva a converter no seu site. Apesar dos dados analíticos informarem quais ações os usuários estão realizando quando navegam no seu site, um teste A/B pode informar como melhorar a experiência do usuário.

Através de testes A/B, os negócios passam a confiar menos no instinto e tomam decisões mais sábias em relação a mudanças. Como os concorrentes da sua startup já devem estar colocando o método em prática, é importante que seu negócio comece a usar o teste A/B para respaldar as decisões tomadas. Caso contrário, você pode não conseguir acompanhar a concorrência.

Também vale a pena observar que, quando se trata de testes A/B, muitas startups não sabem exatamente o que testar ou quais ferramentas usar. Uma opção é avaliar os diferentes softwares de testes A/B disponíveis no mercado.

Neste artigo, entenda o que é o teste A/B e como ele pode fazer sua startup crescer (ou fracassar).

O que é o teste A/B no contexto do marketing digital?

No marketing digital, o teste A/B pode ser usado para ver o desempenho das funcionalidades de um site em comparação com situações distintas, como a conversão de diferentes textos em botões de call-to-action (CTA) ou a alternância de posicionamento de imagens.

Em um teste A/B, você usa uma ferramenta para mostrar uma opção (por exemplo, colocar o CTA no topo da página) para metade dos usuários e, simultaneamente, exibir para a outra metade outra versão (por exemplo, colocar o CTA no final da página). Esse tipo de teste de divisão é semelhante ao teste multivariado, porém este tipo adiciona mais elementos ao teste, como quatro ou cinco versões em vez de duas.

Como fazer um teste A/B: encontre a ferramenta de teste

Agora que você já sabe o que é o teste A/B, é hora de falar sobre o que é necessário para colocar o método em prática. Se você quiser fazer testes A/B, precisará de uma ferramenta de teste.

É provável que uma das plataformas que sua empresa já usa permita realizar testes A/B. Por exemplo, muitas ferramentas de e-mail marketing incluem esses testes como um recurso. Entretanto, se você planeja fazer esse tipo de teste regularmente, convém obter uma ferramenta dedicada, como um software de testes A/B.

Como o orçamento costuma ser um fator essencial para as empresas, especialmente startups em estágio inicial, é possível utilizar o Google Optimize para realizar análises e testes. 

Teste seu caminho para o sucesso: exemplos de testes A/B em ação

Depois de ter as ferramentas adequadas em mãos, você deve estar se perguntando o que exatamente deve ser testado.

Essa é a parte mais difícil do método. Colocar-se em uma posição com mentalidade analítica ajuda a responder essa questão. Abaixo, listamos algumas orientações sobre como fazer o teste A/B.

Um local importante para iniciar o teste A/B é a área mais valiosa do seu site. Isso pode incluir:

  • O funil de vendas
  • As páginas de destino mais relevantes
  • As páginas mais visitadas
  • Os pontos de fricção ou conflito

Após identificar um lugar no seu site, você pode verificar exatamente o que deseja testar. Estes são alguns exemplos para você começar:

  • Botões de CTA: cor, texto, posição na página
  • Navegação: etiquetas, desenho, ordenação
  • Horário: dia da semana e horário para entrega de e-mail
  • Texto de anúncios: escolha de palavras, chamadas

Acelere o sucesso (ou a derrota) com testes A/B

Agora que você já sabe o que é um teste A/B, pode até demorar um pouco para se acostumar com o modelo; no entanto, depois que você pegar o jeito, será capaz de descobrir insights de negócios que ajudam a aumentar as conversões e, em última análise, seus resultados. Ou também do contrário: que você falhe rapidamente e possa encontrar o melhor caminho para aprimorar o desempenho.

Mesmo que muitos empresários não queiram pensar em derrota, um estudo da Harvard Business School (conteúdo em inglês) descobriu que startups que usaram testes A/B em seu site aceleraram seu crescimento ou fracasso.

Isso pode parecer assustador, mas é importante lembrar que a demanda do cliente é crucial para um negócio. 

Se não houver ambiente para apoiar sua ideia, pode ser melhor falhar rapidamente para que você possa pular para a proposta seguinte. Por outro lado, se você obtiver sucesso rápido, poderá identificar mais facilmente o que funciona e continuar investindo nisso.

Busca software de testes A/B? Confira nosso catálogo.

Esse artigo pode se referir a produtos, programas ou serviços ainda não disponíveis em seu país, ou pode ter restrições legais ou regulatórias. Sugerimos que você consulte o provedor de software diretamente para informações sobre disponibilidade do produto ou conformidade com as leis locais.

Sobre os(as) autores(as)

Amanda foi analista de conteúdo para GetApp.

Amanda foi analista de conteúdo para GetApp.


Marcela é analista de conteúdo do GetApp. Jornalista com mestrado em cultura, cobre tendências de tecnologia. Suas pesquisas já saíram em Valor Econômico, Forbes e Exame.

Marcela é analista de conteúdo do GetApp. Jornalista com mestrado em cultura, cobre tendências de tecnologia. Suas pesquisas já saíram em Valor Econômico, Forbes e Exame.