Entenda o que é teste A/B e por que as empresas de tecnologia adoram esse método, que pode ajudar muitos negócios a prosperarem
Neste artigo
O teste A/B é um método para testar hipóteses sobre mudanças em um site. Quando usado corretamente, o teste A/B pode ajudar as empresas a entenderem melhor seus usuários: o que os motiva, como eles preferem consumir informações e o que os incentiva a converter no seu site. Apesar dos dados analíticos informarem quais ações os usuários estão realizando quando navegam no seu site, um teste A/B pode informar como melhorar a experiência do usuário.
Através de testes A/B, os negócios passam a confiar menos no instinto e tomam decisões mais sábias em relação a mudanças. Como os concorrentes da sua startup já devem estar colocando o método em prática, é importante que seu negócio comece a usar o teste A/B para respaldar as decisões tomadas. Caso contrário, você pode não conseguir acompanhar a concorrência.
Também vale a pena observar que, quando se trata de testes A/B, muitas startups não sabem exatamente o que testar ou quais ferramentas usar. Uma opção é avaliar os diferentes softwares de testes A/B disponíveis no mercado.
Neste artigo, entenda o que é o teste A/B e como ele pode fazer sua startup crescer (ou fracassar).
O que é o teste A/B no contexto do marketing digital?
No marketing digital, o teste A/B pode ser usado para ver o desempenho das funcionalidades de um site em comparação com situações distintas, como a conversão de diferentes textos em botões de call-to-action (CTA) ou a alternância de posicionamento de imagens.
Em um teste A/B, você usa uma ferramenta para mostrar uma opção (por exemplo, colocar o CTA no topo da página) para metade dos usuários e, simultaneamente, exibir para a outra metade outra versão (por exemplo, colocar o CTA no final da página). Esse tipo de teste de divisão é semelhante ao teste multivariado, porém este tipo adiciona mais elementos ao teste, como quatro ou cinco versões em vez de duas.
Como fazer um teste A/B: encontre a ferramenta de teste
Agora que você já sabe o que é o teste A/B, é hora de falar sobre o que é necessário para colocar o método em prática. Se você quiser fazer testes A/B, precisará de uma ferramenta de teste.
É provável que uma das plataformas que sua empresa já usa permita realizar testes A/B. Por exemplo, muitas ferramentas de e-mail marketing incluem esses testes como um recurso. Entretanto, se você planeja fazer esse tipo de teste regularmente, convém obter uma ferramenta dedicada, como um software de testes A/B.
Como o orçamento costuma ser um fator essencial para as empresas, especialmente startups em estágio inicial, é possível utilizar o Google Optimize para realizar análises e testes.
Teste seu caminho para o sucesso: exemplos de testes A/B em ação
Depois de ter as ferramentas adequadas em mãos, você deve estar se perguntando o que exatamente deve ser testado.
Essa é a parte mais difícil do método. Colocar-se em uma posição com mentalidade analítica ajuda a responder essa questão. Abaixo, listamos algumas orientações sobre como fazer o teste A/B.
Um local importante para iniciar o teste A/B é a área mais valiosa do seu site. Isso pode incluir:
- O funil de vendas
- As páginas de destino mais relevantes
- As páginas mais visitadas
- Os pontos de fricção ou conflito
Após identificar um lugar no seu site, você pode verificar exatamente o que deseja testar. Estes são alguns exemplos para você começar:
- Botões de CTA: cor, texto, posição na página
- Navegação: etiquetas, desenho, ordenação
- Horário: dia da semana e horário para entrega de e-mail
- Texto de anúncios: escolha de palavras, chamadas
Acelere o sucesso (ou a derrota) com testes A/B
Agora que você já sabe o que é um teste A/B, pode até demorar um pouco para se acostumar com o modelo; no entanto, depois que você pegar o jeito, será capaz de descobrir insights de negócios que ajudam a aumentar as conversões e, em última análise, seus resultados. Ou também do contrário: que você falhe rapidamente e possa encontrar o melhor caminho para aprimorar o desempenho.
Mesmo que muitos empresários não queiram pensar em derrota, um estudo da Harvard Business School (conteúdo em inglês) descobriu que startups que usaram testes A/B em seu site aceleraram seu crescimento ou fracasso.
Isso pode parecer assustador, mas é importante lembrar que a demanda do cliente é crucial para um negócio.
Se não houver ambiente para apoiar sua ideia, pode ser melhor falhar rapidamente para que você possa pular para a proposta seguinte. Por outro lado, se você obtiver sucesso rápido, poderá identificar mais facilmente o que funciona e continuar investindo nisso.