Saiba por que o GetApp é grátis

Os 5 melhores sistemas ERP

Publicado em 10/11/2022 por Marcela Gava

Um ERP integra informações de diferentes áreas em um mesmo espaço, colaborando para uma gestão unificada das empresas. Neste artigo, o GetApp seleciona os cinco melhores sistemas ERP do mercado, com base em uma metodologia própria (disponível no final do artigo).

Se você está na dúvida qual o melhor ERP para sua empresa, esse artigo apresenta cinco opções.

Informação é um bem precioso em qualquer atividade, principalmente no mundo dos negócios. Mas trabalhar com dados pode ser desafiador quando estão alocados em mais de um lugar, o que torna essencial contar com um sistema ERP para organizá-los em um único ambiente.

O uso de sistemas ERP no Brasil cresce à medida que o investimento em tecnologia nas empresas evolui. De acordo com a 33ª Pesquisa Anual do FGV sobre o mercado de TI, divulgada em maio de 2022, 99% das empresas médias e grandes brasileiras fazem uso total ou parcial de algum sistema de ERP, enquanto 89% fazem uso de algum Sistema Integrado de Gestão.

Devido sua flexibilidade, sistemas ERP se adaptam a qualquer setor de atuação das organizações. Pequenas, médias e grandes empresas do varejo, atacado, fábricas, serviços, comércio e até empresas públicas fazem uso dessas plataformas para gerenciar e ter visibilidade imediata de todos os recursos.

O que são sistemas ERP?

A sigla ERP vem do termo em inglês “Enterprise Resource Planning”, ou planejamento de recursos empresariais. ERPs são sistemas que conectam todos os dados e processos de uma organização em um único local.

Se uma empresa fosse comparada ao corpo humano, soluções ERP seriam consideradas o sistema nervoso central, isto é, onde todas as informações são integradas para planejar e automatizar ações para um determinado objetivo.

Para entender na prática como funciona um ERP, pense em uma empresa do setor de móveis. Esse tipo de estabelecimento precisa saber quais itens estão disponíveis nas lojas ou para pronta-entrega nas vendas online, quais cores do portfólio estão em falta no estoque, previsão de compra de produtos importados, o preço de cada item, se há campanhas oferecendo frete grátis, ticket médio de cada loja, histórico de compra dos clientes etc.

Todas essas informações citadas acima dizem respeito aos diversos departamentos da organização, como financeiro, compras, vendas, recursos humanos, e-commerce, pós-venda. Trabalhar com todos estes dados concentrados em um software ERP fornece visibilidade para facilitar a gestão no cruzamento de dados e proporcionar:

  • Aumento de produtividade;
  • Geração de insights;
  • Eliminação dos silos de informações;
  • Prevenção de riscos;
  • Emissão de relatórios;
  • Operações de TI mais simples;
  • Agilidade para responder novas oportunidades.

Desta forma, os melhores sistemas ERP oferecem inteligência na execução das operações empresariais, ajudando inclusive as organizações a impulsionarem sua competitividade.

Como sistemas ERP funcionam?

Sistemas ERP são compostos por módulos ou aplicativos interligados entre si, compartilhando um banco de dados com informações comuns a todos eles.

É possível uma empresa implementar todos os módulos de um sistema ERP ou apenas um. Os mais comuns costumam ser utilizados para planejamentos financeiros, gestão de folha de pagamento, compra de matéria-prima, movimentação de mercadorias na cadeia de suprimentos ou ainda fazer a gestão do ciclo de vida do produto.

Outra característica encontrada entre os melhores sistemas ERP é o tipo de implementação, que pode ser on premise, ou seja, instalado diretamente nas estações de trabalho, na nuvem ou híbrido.

Sistemas ERP on premise

Esta é a modalidade tradicional de uso. A empresa compra a licença e a partir da instalação, adquire o controle de tudo, inclusive da manutenção e atualização do software.

Sistemas ERP na nuvem

Aqui, o uso é na modalidade Software as a Service (SaaS). O sistema fica disponível na nuvem e o acesso é feito pela internet. A atualização, manutenção e ajustes de segurança ficam sob responsabilidade do fornecedor da tecnologia.

Muitas empresas adotam este tipo de implementação ou realizam o processo de migração de sistemas ERP da modalidade on premise para a nuvem, por oferecer menores custos, maior integração, agilidade e escalabilidade.

Sistemas ERP híbrido

A modalidade híbrida combina os acessos on premise e nuvem. Muitas das vezes, a natureza dos negócios das empresas demandam este tipo de serviço, onde parte dos aplicativos estão alocados remotamente e outros nos data centers das organizações.

Mas qual o melhor ERP para a sua empresa? A seguir, separamos cinco sugestões para ajudar você a identificar o mais indicado para as necessidades do seu negócio.

Os 5 melhores sistemas ERP

1.

Bitrix 24 integra a lista dos melhores sistemas ERP
Captura de tela da gestão de tarefas no Bitrix 24 (Fonte)
  • Relação qualidade/preço: 4,2/5
  • Recursos: 4,1/5
  • Praticidade: 3,8/5
  • Classificação geral: 4,1/5

O Bitrix 24 integra em uma única interface os processos de diversos outros aplicativos e softwares utilizados entre a empresa e seus clientes, como planilhas, mensagens instantâneas e plataformas de automação de marketing.

Dentro das funcionalidades oferecidas, ele conta com modelos e fluxos de trabalho automatizados, relatórios detalhados do funil de vendas, gestão do conhecimento das equipes e visibilidade de todos os processos da empresa, além de criação de anúncios em redes sociais.

A versão gratuita do Bitrix 24 permite acesso sem limite de usuários e conta com recursos de colaboração como bate-papo, videochamadas, sincronização com calendário do celular, integração com ferramentas de armazenamento online, criação de catálogos ilimitados e gestão de tarefas e projetos.

Já na versão mais completa da ferramenta, o usuário tem acesso a faturas de cobrança ilimitadas, integração para gerenciamento de estoque, número ilimitado de pedidos no comércio eletrônico, regras de automação e relatórios analíticos.

2.

Dynamics 365 é um dos melhores sistemas ERP da lista do GetApp
Página do Dynamics 365 para o acompanhamento das finanças (Fonte)
  • Relação qualidade/preço: 4,1/5
  • Recursos: 4,3/5
  • Praticidade: 4,0/5
  • Classificação geral: 4,3/5

O Dynamics 365, da Microsoft, é um sistema ERP que unifica diferentes soluções de gestão organizacional e fornece informações em um mesmo ambiente. Além disso, esse software ERP oferece uma plataforma de dados do cliente que permite personalizar informações de consentimento para preservar os requisitos de privacidade e segurança.

Entre as funcionalidades de vendas, o ERP da Microsoft está baseado em inteligência artificial sendo capaz de sugerir ações guiadas para que equipes comerciais possam administrar o ciclo de vendas. Dessa maneira, o vendedor pode se concentrar nas atividades que a ferramenta considera mais prováveis de serem finalizadas.

Como um dos melhores sistemas ERP, de acordo com a metodologia do GetApp, o Dynamics 365 também possui recursos de monitoramento de operações financeiras em tempo real, permitindo prever e controlar orçamentos, avaliar a saúde financeira da empresa e gerar relatórios de desempenho. A plataforma permite ainda monitoramento e rastreamento de comentários em pesquisas de satisfação para auxiliar na criação de métricas para a jornada do cliente.

Todas as funcionalidades do sistema ERP Dynamics 365 são pagas, mas podem ser testadas gratuitamente por 30 dias.

3.

O software NetSuite também consta como um dos melhores ERPs
Controle financeiro do NetSuite (Fonte)
  • Relação qualidade/preço: 3,7/5
  • Recursos: 4,1/5
  • Praticidade: 3,8/5
  • Classificação geral: 4,1/5

No sistema ERP NetSuite, em questão de gestão de produção, os usuários da plataforma podem ter visibilidade dos processos de produção e assim prever quando seus produtos estarão disponíveis no mercado. É possível também integrar procedimentos de compras para controle de custos e administração da cadeia de suprimentos.

Já em relação às funções de gestão financeira, o NetSuite combina ações de Business Intelligence (BI), ou inteligência de mercado em tradução livre, para que gestores possam tomar decisões de acordo com o contexto da empresa, com planejamento financeiro alinhado a funções intuitivas.

A ferramenta também traz recursos para o gerenciamento de pedidos, relacionando vendas e finanças com gestão de pedidos e devoluções, além de oferecer recursos de gestão de inventário em tempo real. 

O NetSuite não possui versão gratuita e nem teste grátis, mas há um formulário para preencher e realizar um tour gratuito por este sistema ERP.

4.

OneHash é um dos melhores ERPs presentes nesta lista
Página do OneHash para acompanhamento de campanhas de marketing (Fonte)
  • Relação qualidade/preço: 4,7/5
  • Recursos: 4,7/5
  • Praticidade: 4,3/5
  • Classificação geral: 4,6/5

O OneHash organiza operações cotidianas em dashboards com processos automatizados. Este sistema ERP permite configurar metas de vendas a partir de dados obtidos do ano fiscal. Além disso, oferece também a possibilidade de gerar relatórios baseados em gráficos para comparar custos e receitas, fornecendo ainda ferramentas para gestão bancária e de ativos financeiros.

A plataforma oferece mapeamento de tarefas para calcular o custo das horas que uma atividade demanda para ser realizada e, assim, identificar a lucratividade de um projeto. Com modelos pré-definidos, é possível criar padrões de monitoramento de qualidade, além de classificar a prioridade de cada serviço usando cores e filtros.

O OneHash gera relatórios consolidados para oferecer uma visão unificada do desempenho de todos os departamentos, com projeção de negócios e painéis personalizados para monitorar fluxos de caixa, previsões orçamentárias e dados de vendas. Na gestão de finanças, permite criar faturas, inserir detalhes de clientes e fornecedores e realizar análise das ordens de vendas.

Na questão de recursos humanos (RH), a solução permite gerenciar perfis de cada funcionário e seus respectivos dados, como remuneração, licenças, benefícios, avaliações de desempenho desde o recrutamento e seleção à promoção e desenvolvimento de carreira.

Não há versão gratuita para o OneHash, mas o usuário pode testar gratuitamente este sistema ERP durante 14 dias.

5.

O SAP S/4HANA Cloud também é uma opção de ERP
Dashboard do SAP S/4HANA para controle financeiro com segmentação (Fonte)
  • Relação qualidade/preço: 4,0/5
  • Recursos: 4,2/5
  • Praticidade: 3,7/5
  • Classificação geral: 4,3/5

O SAP S/4HANA Cloud permite que usuários acompanhem a trajetória de seus produtos desde o desenvolvimento até o feedback de clientes, unindo equipes de design, engenharia e produção.

Este sistema ERP utiliza recursos de Machine Learning para oferecer controle e gestão de suprimentos, com previsibilidade do consumo e aplicação de matéria-prima. O SAP S/4HANA Cloud também proporciona criação de listas para classificar e segmentar fornecedores.

Os times de vendas podem contar com visibilidade da carteira de clientes com histórico de todos os produtos e serviços contratados por eles. Gestores podem gerenciar o desempenho de cada vendedor utilizando KPIs específicos.

Processos financeiros podem ser configurados de acordo com as regulamentações tributárias locais, reduzindo riscos legais para a empresa. Como um dos melhores sistemas de ERP, segundo a metodologia do GetApp, o SAP S/4HANA Cloud também inclui automação de processos e análise de rentabilidade.

Embora não tenha versão gratuita, a ferramenta oferece ao usuário uma avaliação grátis de 14 dias.

Qual o melhor ERP para sua empresa?

Na hora de escolher qual o melhor ERP, muitas perguntas e dúvidas podem aparecer. O ideal é optar por sistemas que tenham módulos específicos para a sua área de atuação. Assim, você garante que aquele software terá recursos e ferramentas que atendam às suas necessidades.

Alguns dos elementos para se ter em mente são:

  • Inteligência artificial: sistemas que usam inteligência artificial também podem ser indicados quando há necessidade de otimizar o processo de tomada de decisão. 
  • Suporte ao cliente: dependendo da complexidade da ferramenta escolhida, o atendimento ao consumidor e o canal que ele é realizado devem ser levados em conta; principalmente no caso das empresas que optam pela versão gratuita de um software.
  • Segurança digital: vale a pena se certificar com o fornecedor do sistema ERP elementos como parâmetros de backup, configurações de criptografia e políticas de acesso à plataforma.
Busca sistemas ERP? Confira nosso catálogo.


Metodologia

O GetApp selecionou os melhores sistemas ERP com base nos seguintes requisitos:

  • Ser compatível com a definição de mercado para sistemas ERP: “O software ERP (Enterprise Resource Planning) ajuda as organizações a rastrear informações em todos os departamentos e funções empresariais, como contabilidade, recursos humanos e vendas”.
  • Possuir alguns recursos principais da categoria: gestão financeira e operação de negócio integrada.
  • Reunir mais de 30 avaliações de usuários na página do GetApp deixadas nos últimos dois anos (considerando o período de outubro de 2020 a outubro de 2022).
  • Ter uma avaliação geral igual ou superior a 4,0 em um total de 5,0 pontos na página do GetApp.

Os programas foram listados neste texto de acordo com a ordem alfabética.


Esse artigo pode se referir a produtos, programas ou serviços ainda não disponíveis em seu país, ou pode ter restrições legais ou regulatórias. Sugerimos que você consulte o provedor de software diretamente para informações sobre disponibilidade do produto ou conformidade com as leis locais.

Sobre o(a) autor(a)

Marcela é analista de conteúdo do GetApp. Jornalista com mestrado em cultura, cobre tendências de tecnologia. Suas pesquisas já saíram em Valor Econômico, Forbes e Exame.

Marcela é analista de conteúdo do GetApp. Jornalista com mestrado em cultura, cobre tendências de tecnologia. Suas pesquisas já saíram em Valor Econômico, Forbes e Exame.