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Influenciadores virtuais: o que são, como criá-los e por que usá-los na sua estratégia de marketing?

Publicado em 01/12/2022 Escrito por Marcela Gava.

Os influenciadores virtuais são personagens criados como um desenho 2D ou em modelagem 3D hiper-realista, desenvolvidos para serem porta-vozes de uma marca e assim promoverem seus produtos ou serviços, além da sua principal função: influenciar uma audiência.

Entenda o que são influenciadores virtuais

Eles podem ter carisma, muitos seguidores e poder de influência. São capazes de protagonizar campanhas de marketing e até de apoiar uma causa. Podem parecer humanos, mas não existem na vida real. 

Esta é a descrição de um influenciador virtual, animações criadas com uso de programas de design gráfico e softwares 3D que fazem com que seja possível a interação entre os personagens online com o mundo real. Abaixo, entenda a diferença entre os tipos de influenciadores existentes no mercado:

  • Influenciador digital: são pessoas comuns, celebridades ou formadores de opinião; geralmente são contratados por marcas para participar de ações de marketing de influência.  
  • Influenciador virtual: são personagens que existem apenas no mundo digital e podem ser criados com traços humanos ou na forma de animais ou mascote de marca; geralmente são criados por uma empresa e estão associados a ela, embora também existam influenciadores virtuais independentes que podem ser contratados por marcas para participar de campanhas –é o caso da influencer virtual Satiko

Já entre os pontos comuns dos dois modelos, além do alcance e do engajamento que proporcionam, ambos dependem das redes sociais –especialmente plataformas de vídeo– para sua voz ser ouvida.

Explicação sobre influenciadores virtuais (Fonte [vídeo em inglês com legenda ao português gerada automaticamente])

Atualmente, a criação e o desenvolvimento de influenciadores virtuais parece estar ganhando cada vez mais espaço no mercado, e isso tende a se intensificar. De acordo com um estudo do Gartner (conteúdo em inglês), estima-se que até 2026 cerca de 30% do orçamento de marketing destinado a influenciadores e celebridades será transferido a influenciadores virtuais.

Além da personalização das mensagens e dos valores transmitidos ao público, essa tendência tem se intensificado porque este tipo de influencer dá mais controle às marcas, reduzindo a preocupação com polêmicas e cancelamentos, com um custo mais baixo.    

O que são influenciadores virtuais?

Como mencionado anteriormente, influenciadores virtuais são personagens vinculados ou não a marcas que podem participar de estratégias de marketing de influência. Por meio de um avatar, é possível humanizar a marca, gerar conexões e, assim, aumentar o poder de convencimento das mensagens.

Com o tempo de existência e a construção de uma personalidade própria, os influenciadores virtuais podem até receber mais engajamento e atenção do que as próprias comunicações oficiais da marca. Isso é positivo se considerarmos que a mensagem transmitida é a mesma, a influência para a compra de produtos ou serviços é a mesma, apenas muda o formato em que ela é veiculada.

Além disso, uma influenciadora virtual permite que as interações com o mundo real se expandam. É possível posicionar a personagem em uma situação, pose ou ação específica em algum lugar real, utilizando modelagem 3D, por exemplo. Outro caso bastante explorado pelas marcas é a interação entre influenciadores reais e virtuais na mesma situação.     

Um exemplo é a Lu, personagem criada pela varejista Magazine Luiza, que se apresenta como influenciadora virtual 3D, especialista digital e criadora de conteúdo da marca. No início de 2022, a avatar foi eleita pelo site Virtual Humans como a influenciadora virtual mais seguida do mundo, ostentando aproximadamente 55 milhões de seguidores somados nas redes sociais Facebook, Instagram, YouTube, TikTok e Twitter.

Exemplo de interação entre a influenciadora Lu e a cantora Anitta (Fonte

Muitas celebridades do mundo real também estenderam suas influências para o marketing de influência com avatares virtuais, como a apresentadora Adriane Galisteu e a cantora Luiza Possi, criando personagens à semelhança física e comportamental de si próprias.

Se bem construídos no decorrer do tempo, é possível que um influenciador virtual se torne tão conhecido e querido quanto a própria marca que o criou (ou o patrocinou).

Como criar um influenciador virtual?

O primeiro passo na criação de um influenciador virtual para a sua marca é planejar todas as suas características. Tudo conta e deve ser considerado para representar uma marca no meio digital: aspectos físicos, gênero, cor da pele, vestimenta, idade, estilo, etc.

Depois, planeje o comportamento e a personalidade do avatar. Ele deve ter uma voz própria, que transmita os valores da empresa sem soar institucional. Além disso, devem ser relevantes para a audiência que pretende atingir. Lembre-se de que, para ganhar a empatia e influenciar o público, o personagem deve soar natural, humanizado. 

Seus interesses, hobbies e aspectos da vida pessoal também devem ser considerados. Uma vez que o influenciador virtual constrói seu público, passa a gerar mais interesse em cada detalhe sobre sua vida.

Após o planejamento, é hora da ação. O investimento e a quantidade de horas necessárias para construção de um avatar podem variar muito, dependendo do nível de detalhamento do personagem, da modelagem 3D, da captura de movimentos, entre outras especificações.

Descrição do processo de criação de um avatar virtual 
Descrição do processo de criação de um influenciador virtual

Uma opção para as marcas é realizar o desenvolvimento internamente, embora tal processo demande softwares e profissionais especializados para cada aspecto da criação, variando em quantidade e qualificação dependendo do resultado esperado.

Se uma equipe interna de design não estiver disponível, atualmente existem produtoras especializadas na construção de influenciadores virtuais, com equipamentos e expertise voltadas exclusivamente para auxiliar empresas e pessoas a darem vida aos personagens. 

Após a criação gráfica do avatar digital ser concluída, inicia-se uma tarefa que será recorrente: a produção de conteúdo. Além de definir quais canais de redes sociais o conteúdo será compartilhado, é importante a criação de um calendário editorial para gerar assunto com frequência e estimular a interação com a audiência.

Considerando todos os benefícios possíveis a partir de um influenciador virtual proprietário, o planejamento e o investimento para viabilizar um personagem oficial da marca devem ser considerados a fundo. Defina expectativas, dentro do tempo e da verba destinados ao projeto, e comece a desenvolver. Lembre-se de que é possível começar com um avatar simples e, com o passar dos anos, aprimorar o personagem a níveis mais realistas de comportamento e aparência.

Vale a pena investir em um avatar digital para minha empresa?

Ao avaliar se vale a pena realizar investimentos em ações com avatares virtuais, é importante levar em consideração que o Brasil é o segundo país do mundo com a maior audiência deste tipo de personagem, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, de acordo com um levantamento do Hype Auditor. Além disso, outra versão do mesmo relatório aponta que influenciadores virtuais são capazes de ter até três vezes mais engajamento do que similares reais.

Optar por esse tipo de estratégia é uma maneira de aproximar o personagem do público e "gerar uma sensação de amizade virtual", segundo Rodrigo Tavares, diretor de uma empresa focada no desenvolvimento de influenciadores virtuais; além de, claro, criar experiências diferenciadas à audiência de uma marca. 

Lembre-se sempre que, no marketing de influência, um discurso pode ser muito mais persuasivo quando defendido por uma voz ou rosto conhecido, alguém a quem o público considera autoridade naquele determinado assunto.

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NOTA: Este artigo, embora cite influenciadores virtuais, não pretende endossar nenhum personagem, marca ou empresa.


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Sobre o(a) autor(a)

Marcela Gava é analista de conteúdo sênior com mais de 14 anos de experiência na cobertura de tendências em diversas áreas que impactam as empresas. Ela atua como redatora orientada por dados e pesquisadora de tendências, concentrando seus artigos em tópicos de cibersegurança, tecnologia da informação (TI), finanças e cultura digital. Marcela já escreveu aproximadamente 50 pesquisas e análises que se baseiam em mais de 2 milhões de avaliações autênticas de compradores de software no GetApp para ajudar as pequenas e médias empresas (SMBs) a encontrar as melhores soluções de tecnologia para suas necessidades. Além disso, os insights fornecidos por seus artigos ajudam as PMEs a tomar decisões mais informadas e assertivas. Suas pesquisa foram apresentados em alguns dos mais importantes veículos da mídia brasileira, como: Época Negócios PEGN Forbes Brazil Terra Folha de S. Paulo Ela também participou de importantes podcasts de tecnologia no Brasil, como o The Shift, e teve os resultados de seus estudos apresentados na versão brasileira da newsletter LinkedIn News.

Marcela Gava é analista de conteúdo sênior com mais de 14 anos de experiência na cobertura de tendências em diversas áreas que impactam as empresas. Ela atua como redatora orientada por dados e pesquisadora de tendências, concentrando seus artigos em tópicos de cibersegurança, tecnologia da informação (TI), finanças e cultura digital. Marcela já escreveu aproximadamente 50 pesquisas e análises que se baseiam em mais de 2 milhões de avaliações autênticas de compradores de software no GetApp para ajudar as pequenas e médias empresas (SMBs) a encontrar as melhores soluções de tecnologia para suas necessidades. Além disso, os insights fornecidos por seus artigos ajudam as PMEs a tomar decisões mais informadas e assertivas. Suas pesquisa foram apresentados em alguns dos mais importantes veículos da mídia brasileira, como: Época Negócios PEGN Forbes Brazil Terra Folha de S. Paulo Ela também participou de importantes podcasts de tecnologia no Brasil, como o The Shift, e teve os resultados de seus estudos apresentados na versão brasileira da newsletter LinkedIn News.