O processo de ETL descreve etapas que incluem a manipulação de dados brutos, a limpeza do material e sua inserção em uma ferramenta de data warehouse para oferecer informações que podem ser usadas em tomadas de decisões. Se você quer saber o que é ETL, preparamos neste artigo uma explicação completa sobre o processo.
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Estabelecer uma cultura de dados se tornou algo essencial para corporações de diferentes portes e segmentos. Ao centralizar o armazenamento e organizar os dados corporativos, a empresa possibilita que seus funcionários utilizem esse material no cumprimento das atividades diárias e tomem decisões estratégicas baseadas nessas informações.
Uma grande parcela das empresas já identificou que uma cultura de dados efetiva é capaz de maximizar o desempenho das equipes e aumentar a competitividade em seu mercado de atuação. Desse modo, a habilidade de organizar os dados e simplificar o acesso a eles é algo que vem sendo cada vez mais valorizado, sendo o processo de ETL uma das principais técnicas que dá suporte às estratégias de Business Intelligence (BI).
O que é ETL?
O ETL é um processo de integração de diferentes dados que potencializa a inteligência empresarial, definindo as normas de exploração dos dados de um negócio. A sigla, que em inglês corresponde a “Extract, Transform, Load”, define o processo de tratamento de dados a partir de três etapas: extrair, transformar e carregar.
Apesar de não ser algo novo e fazer parte de muitas empresas há algumas décadas, o ETL evoluiu recentemente devido a inclusão dos bancos de dados em nuvem, o que revolucionou esse conceito e maximizou sua importância.
Além disso, as soluções mais avançadas de ETL também são capazes de trabalhar com um grande volume de dados, processando-os de forma rápida e contínua. Sem que isso seja feito, é quase impossível para uma empresa autenticar a qualidade de seus dados, o que reduz o nível de confiança na tomada de decisões estratégicas.
Como funciona o ETL?
O ETL funciona através do processo de extração, transformação e carregamento de dados, tornando possível integrar informações vindas de múltiplas origens e ter uma visão completa sobre todos os aspectos que exigem atenção, assim como as variáveis envolvidas.
Para entender melhor como funciona cada etapa de ETL, confira a definição a seguir.
- Extração: é o estágio inicial de ETL, que consiste na coleta de dados e em sua recuperação a partir de diferentes pontos de origem, como CRMs, ERPs e outras ferramentas ou arquivos que contenham dados. Nessa etapa, os dados são encaminhados a uma área de preparo, onde são organizados e convertidos em um formato padrão que traz homogeneidade ao processo e facilita as etapas seguintes.
- Transformação: na etapa de transformação, os dados são segmentados antes de serem transferidos ao banco de dados ou repositório de destino. Portanto, é nesse estágio que os dados são conferidos para identificar registros duplicados e retificar inconsistências, com o intuito de consolidar as informações coletadas.
- Carregamento: por último, essa é a etapa de estruturação e inserção dos dados já formatados no repositório de destino, geralmente um data warehouse –esse tipo de sistema serve para o armazenamento de um grande volume de dados. O carregamento costuma ser programado para ocorrer com frequência diária, e é realizado de uma maneira em que os dados permanecem mapeados e acessíveis para que o processo de mineração e análise deles entregue os resultados esperados.
Benefícios de estabelecer esse tipo de processo
Agora que você já sabe o que é ETL, conheça os principais benefícios empresariais ao adotar esse processo:
1. Performance e economia
O ETL aplica métodos que aceleram o processamento de dados, o que garante mais agilidade na coleta e análise de informações. Além disso, a sua implementação contribui para a otimização de custos pois aponta áreas de desperdício e ainda contribui para que as equipes se tornem mais precisas e produtivas.
2. Qualidade dos dados
Há diversas variáveis que afetam a qualidade dos dados, como por exemplo, informações imprecisas obtidas a partir de formulários online ou a falta de integração entre fontes que geram informações duplicadas e incorretas. Ferramentas modernas aplicam mecanismos inteligentes que detectam problemas e contribuem diretamente para que a empresa receba dados consistentes e precisos.
3. Decisões bem embasadas
A tomada de decisões estratégicas com base nos dados obtidos é algo capaz de proporcionar resultados favoráveis em diferentes áreas do negócio. A partir dessa premissa, o ETL assegura um acesso ágil à essas informações, possibilitando que a equipe chegue a conclusões assertivas e em um intervalo reduzido de tempo.
4. Repositório centralizado
As soluções de ETL conseguem unificar os dados oriundos de múltiplas fontes, como sistemas ERP e CRM, em um repositório central, o que simplifica o uso e a análise de dados, além de aliviar os gargalos no pipeline.
5. Dados em tempo real
Existem ferramentas que operam em tempo real. Isso significa que elas registram e processam os dados de maneira contínua, permitindo consultas rápidas quando necessário.
Os tipos de ferramentas que apoiam o ETL
O fato de você conhecer o que é ETL é o primeiro passo para empregar uma estratégia de sucesso. O segundo: contar com o apoio da ferramenta certa.
Nos dias de hoje, existem diferentes tipos de soluções que fornecem dados relevantes e podem ser aplicadas em um processo de ETL, o que permite que as empresas escolham aquela que esteja mais alinhada às suas metas e objetivos. Confira abaixo alguns exemplos.
CRM
O sistema CRM, do inglês Customer Relationship Management (ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente, em tradução), dá suporte a toda a jornada de interação com o cliente, desde a decisão da compra até a fase de pós-venda. Os dados reunidos nessa ferramenta incluem informações do cliente, como histórico de compras, bem como registros de comunicação com ele, como envios e-mails e SMS, chamadas telefônicas realizadas, entre outros.
ERP
O sistema ERP –“Enterprise Resource Planning”, ou planejamento de recursos empresariais– ajuda as empresas a organizarem diferentes áreas da organização, como finanças, estoque, vendas e relacionamento com clientes, já que promove a unificação de informações em um mesmo espaço. A integração entre diferentes departamentos colabora com a otimização do fluxo de dados e dá visibilidade sobre pontos-chave dos negócios.
Sistemas de RH
O sistema de recursos humanos (RH) realiza o registro de informações de funcionários, reunindo dados de identificação, descrição do trabalho, registro de presença, valor de salário e informações sobre desempenho ou treinamentos realizados. Além do armazenamento de dados, esse tipo de ferramenta também automatiza atividades da rotina dos recursos humanos.
Extração de dados
O software de extração de dados é empregado para a coleta de diversas informações, como páginas web, documentos PDF ou Word, planilhas ou tabelas eletrônicas e arquivos de texto em discos locais. O tipo de material a ser extraído por essa ferramenta pode incluir imagem, texto ou até outros formatos.
Conheça software de extração de dados
Conclusão
Com os dados atuando como protagonistas, implementar soluções que gerem insumos para análise é essencial para negócios que querem ser mais eficientes em suas tomadas de decisões. Além de disponibilizar dados relevantes, antes de tudo, essas ferramentas são úteis para a automatização de diferentes tarefas do dia a dia. Portanto, agora que você já entende o que significa ETL, considere a implementação de softwares que poderão ser integrados à sua estratégia de análise de dados.