A chegada do ChatGPT impactou o mercado de trabalho e parece ter deixado os profissionais impressionados e, ao mesmo tempo, cautelosos com a novidade. Nesta pesquisa sobre ChatGPT, investigamos a opinião de funcionários que já estão em contato com a ferramenta para saber os pontos positivos e negativos de adotá-la.
Neste artigo
Há um antes e um depois desde que o ChatGPT foi lançado. Para Bill Gates, os chatbots inteligentes, como o ChatGPT, são "a tecnologia mais importante em décadas". Já nas palavras do filósofo Noam Chomsky, ferramentas desse tipo "sacrificam a criatividade".
Ainda bastante incipiente e com muitas expectativas em torno do seu desenvolvimento, o ChatGPT já vem transformando a maneira que as pessoas trabalham. A fim de compreender como tem acontecido o uso do sistema no contexto corporativo, o GetApp lança uma pesquisa para entender a frequência de uso do ChatGPT, a qualidade do material gerado por ele, entre outras questões que podem impactar gestores e empreendedores.
Embora o levantamento online tenha contado com a participação de 479 usuários de IA generativa, esse estudo se centra na opinião dos 384 respondentes que disseram usar o ChatGPT. A metodologia completa está disponível no final do artigo.
O que é ChatGPT e como funciona?
O ChatGPT é um chatbot baseado em inteligência artificial (IA) estruturado a partir do modelo de linguagem GPT3.5, este último treinado com uma vasta quantidade de dados –ambos os sistemas são de propriedade da empresa OpenAI. O chatbot com base em IA é capaz de interagir com usuários, dar respostas e gerar conteúdo de maneira semelhante a um humano.
Após ser disponibilizado ao público, em novembro de 2022, o ChatGPT alcançou a cifra de um milhão de usuários em apenas cinco dias, o que ajuda a apontar a curiosidade e as expectativas das pessoas em conhecer a nova ferramenta.
O sistema pode ser usado acessando-o de maneira aberta em sua própria página web ou por meio de integração da sua API a outros sistemas, o que permite trabalhar de forma personalizada às necessidades da companhia.
Apesar de ser útil para um monte de tarefas, como escrever diferentes tipos de texto, o ChatGPT possui limitações. A ferramenta dá respostas com base nos dados com que foi treinada, mas, às vezes, as informações estão erradas ou desatualizadas. Por isso é indicado o seu uso em contextos onde as informações possam ser revisadas ou validadas.
ChatGPT é a ferramenta de IA generativa mais usada
Os brasileiros já adotaram o ChatGPT de forma ampla: estima-se que o Brasil seja o quinto país que soma mais visitas ao site da plataforma. O estudo do GetApp, inclusive, reforça essa tendência. Foram apresentadas seis opções de ferramentas de IA generativa para os participantes selecionarem as que utilizam. O ChatGPT foi de longe a opção que obteve mais quantidade de respostas (80%), conforme o gráfico abaixo.
O ChatGPT é marcado por sua versatilidade, já que pode ser usado em tarefas que vão desde a criação de códigos até ao auxílio na redação de contratos legais. Embora o sistema sirva a diferentes propósitos no contexto corporativo, o estudo do GetApp mostra que os cinco principais usos da ferramenta, com exceção de análise de dados, estão concentrados na produção criativa:
- Edição de textos (50%)
- Redação de textos (45%)
- Análise de dados (40%)
- Geração de ideias (40%)
- Criação de apresentações (31%)
Agora que já sabemos qual a ferramenta de IA generativa e para quais atividades, resta a questão: o ChatGPT tem sido usado na rotina dos trabalhadores entrevistados?
Afinal, o impacto do ChatGPT no contexto corporativo também é medido pela frequência diária de uso da ferramenta, e os dados apontam que ela já é amplamente empregada na rotina dos entrevistados. Isso porque mais de três quartos (78%) a usam pelo menos uma vez por dia –o porcentual é a soma das três faixas que possuem algum uso diário do sistema.
Nesse sentido, a análise das faixas individualmente, em que quase metade (48%) dos respondentes disseram usar a ferramenta entre três e 10 vezes por dia, pode sugerir que além de o ChatGPT ser uma parte importante da sua rotina, a ferramenta é bastante útil para a execução de suas tarefas.
Qual o impacto da aplicação do ChatGPT no trabalho?
Em diversos artigos encontrados na internet o ChatGPT chega a ser comparado a um oráculo; no entanto, o sistema está longe de fazer jus à alcunha justamente por suas limitações em pecar em muitas respostas.
Uma maneira mais realista de definir o ChatGPT é considerá-lo um sistema que possibilita a automatização de tarefas repetitivas e o ganho da produtividade. E é mais nessa linha que os respondentes do estudo do GetApp parecem estar enxergando o sistema.
Ao avaliar os principais benefícios de usar esse sistema de IA generativa, os três fatores mais citados pelos respondentes foram:
- Melhoria nos processos de trabalho (63%): que pode ser alcançada através da otimização de fluxos de trabalho.
- Economia de tempo (48%): com os funcionários automatizando tarefas repetitivas e se concentrando em outras.
- Resultados criativos (40%): já que a ferramenta permite conceber e refinar ideias, além de ajudar em tarefas de criação de imagens e textos.
Conhecer os benefícios pode ajudar na avaliação sobre adotar ou não a ferramenta. É recomendado que ao considerar a implementação do ChatGPT –ou outra ferramenta baseada em IA generativa– a empresa estabeleça seu objetivo em relação à tecnologia, definindo também o que espera dela e como irá medir seu desempenho.
Dicas para empresas
A avaliação da performance do uso do ChatGPT pela sua empresa pode ser realizada através da implementação de indicadores-chave de desempenho (também conhecidos como KPIs).
Esses KPIs devem ser alcançáveis, além de quantificáveis ou qualificáveis. Por exemplo, se o time de marketing está usando ChatGPT para gerar conteúdo, um KPI poderia ser a taxa de erros em artigos, o que permite medir a quantidade de textos que devem ser retrabalhados devido às informações erradas.
Outros KPIs podem ser a quantidade de tarefas automatizadas (que mediria o progresso da adoção), a quantidade de tempo economizado em tarefas de escrita (para identificar os benefícios do uso do sistema) e a taxa de erros feitos pela ferramenta (para medir a qualidade do material gerado).
Para 53% dos usuários, os resultados do ChatGPT são altamente eficazes
Os usuários estão otimistas com o uso do ChatGPT, pelo menos no que se trata da qualidade dos resultados que o sistema é capaz de entregar. Os dados do GetApp mostram que, no geral, os respondentes consideram os resultados do ChatGPT eficientes, conforme o gráfico abaixo:
No que diz respeito à verificação dos resultados, quase todos os entrevistados (mais de 99%) empregam algum tipo de revisão dos resultados do ChatGPT em busca de erros ou inconsistências. Desses entrevistados, a maioria (57%) indicou que menos de 20% dos resultados necessitavam de ajustes.
Mesmo que a maioria considere que necessite de poucos ajustes, é importante conhecer as debilidades do ChatGPT para poder julgar melhor suas produções.
O sistema foi treinado com dados até setembro de 2021 (conteúdo em inglês), então possui uma lacuna de eventos que aconteceram depois desse período. Além disso, ele não cita suas fontes. Também é possível pedir ao ChatGPT ou outra ferramenta de IA generativa que dê as referências de sua própria resposta, assim o usuário pode consultar a fonte.
Outro ponto importante é que a qualidade do material depende de o usuário fazer a pergunta certa para a plataforma. Chamado de prompt (ou comando), ele é a orientação que o usuário passa para o sistema para criar o material. O prompt pode ser uma pergunta, uma frase, descrição de contextos ou dados de apoio. Quanto mais preciso e menos ambíguo for o prompt, mais chances de a ferramenta de IA generativa entregar resultados precisos e relevantes.
Como os usuários têm garantido o resultado entregue pelo ChatGPT?
Um dos problemas mais frequentes do ChatGPT são chamados de "alucinações". Nessas situações, o sistema dá informações que parecem reais por estarem redigidas de maneira plausível e coerente, mas que contém informações falsas.
Uma maneira de lidar com esse contratempo é realizar checagem do material produzido pelo ChatGPT. O estudo do GetApp mostra que é uma unanimidade entre os respondentes a verificação dos resultados gerados pelo ChatGPT para apontar erros e inconsistências.
No entanto, o grau de análise varia: 62% avaliam e verificam meticulosamente cada resposta antes de usá-las, 34% realizam algumas verificações, mas não para todas as respostas e 3% verificam os resultados por amostragem, mas não de forma consistente.
Uma vez que, como mencionado anteriormente, a ferramenta pode entregar materiais com erros de informação, é importante que as empresas estimulem seus funcionários a revisar o material produzido pelo ChatGPT.
Adotar estratégias de fact-checking (verificação de fatos, em tradução) é uma medida importante, isso inclui buscar mais de uma fonte para confirmar um dado ou buscar artigos em meios de comunicação renomados que já trataram de determinado assunto.
Desvantagem do uso de ChatGPT e as preocupações dos usuários
Mesmo com todos os benefícios e outros aspectos positivos relacionados ao ChatGPT, 93% dos usuários demonstraram algum tipo de preocupação em torno da ferramenta. As principais preocupações sobre o uso do ChatGPT no trabalho são:
- Possível uso indevido para fins maliciosos (36%): o ChatGPT permite a escrita de mensagens sem erros de ortografia ou digitação, semelhante ao produzido por uma empresa –um dos fatores que ajuda na identificação de casos de phishing costuma ser textos mal redigidos.
- Violação das informações pessoais dos usuários (34%): a preocupação não é à toa já que existem casos de roubos de credenciais de login –o que dá acesso a históricos– sendo vendidas na dark web.
- Excesso de confiança no ChatGPT e outras ferramentas de IA para executar tarefas (31%): muitas pessoas podem estar preocupadas com o fato de que as empresas começarão a confiar na IA para mais tarefas, eliminando assim a necessidade de algumas funções humanas.
Como visto, o ChatGPT representa uma grande evolução no âmbito da inteligência artificial, trazendo inúmeros benefícios às empresas. No entanto, a ferramenta não está imune a riscos de segurança e problemas éticos, o que exige que as companhias criem uma estratégia de implementação da ferramenta.
Recomendação para a implementação do ChatGPT
Mesmo que sua empresa não tenha implementado oficialmente, os funcionários já podem estar usando o ChatGPT. Para evitar uma falsa impressão de compliance, tome o quanto antes iniciativas para tratar do uso da ferramenta.
- Crie um programa de adoção do ChatGPT com diretrizes de uso do sistema. Um software de gestão de políticas pode ajudar na criação e manutenção de políticas internas.
- Monitore os resultados apresentados pela ferramenta. Vale a pena montar uma equipe multidisciplinar para realizar controle de qualidade do material produzido pelo ChatGPT.
- Instrua os funcionários a não expor informações, como dados da empresa ou dados pessoais, nessas plataformas.
- Aborde com os trabalhadores sobre as limitações desses sistemas.
Considere implementar controles de segurança para identificar violações da política vigente. Se for o caso, adote firewalls que podem bloquear acessos ao sistema.
ChatGPT x produção humana: a preocupação é real?
Um dos dilemas relacionados ao ChatGPT é sua capacidade de substituir a produção humana. Mas essa preocupação é real? Como veem os respondentes essa questão?
De acordo com os dados do GetApp, 57% creem até certo ponto que o ChatGPT pode criar conteúdo que compete com as criações humanas, enquanto 37% creem que pode fazer isso definitivamente.
Segundo previsões do Gartner, até 2026 mais de 100 milhões de pessoas incluirão colegas robôs para contribuir com seu trabalho (conteúdo em inglês).
Não apenas o ChatGPT, mas a inteligência artificial generativa como um todo modificará de alguma maneira o trabalho de criadores, sejam eles de texto, imagem, música ou vídeos, o que exigirá que muitos desenvolvam habilidades de edição principalmente.
A existência dessa ferramenta vai mudar o mercado de diferentes maneiras, mas isso também depende de fatores como indústria, localização, tamanho e produtos ou serviços oferecidos pela empresa.
Vale lembrar que nada indica uma substituição da força de trabalho pela inteligência artificial generativa, mas espera-se que haja uma reconfiguração de tarefas, permitindo a automação de processos que levem os funcionários a focar em tarefas que não sejam repetitivas.
De qualquer maneira, sempre é importante realizar uma implementação segura e cuidadosa da ferramenta, analisando os pontos onde é possível promover automação.
Metodologia
Os dados presentes neste estudo foram compilados a partir de um levantamento online realizado em junho de 2023, contando com a participação de 479 pessoas entre 18 e 65 anos, de todas as regiões do país.
Para participar, esses respondentes deveriam estar empregados em tempo integral, utilizar um computador de mesa ou laptop para realizar suas atividades no trabalho e usar a IA generativa pelo menos algumas vezes por mês.
Embora o levantamento online tenha contado com a participação de 479 usuários de IA generativa, esse estudo se centra na opinião dos 384 respondentes que disseram usar o ChatGPT.
Nota: As ferramentas citadas neste artigo servem de exemplos para mostrar uma característica neste contexto e não pretendem servir de endosso ou recomendação. Elas foram obtidas de fontes que se consideravam confiáveis no momento da publicação deste artigo.