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Gestão de processos de negócios: conheça 5 programas

Publicado em 05/03/2024 Escrito por Marcela Gava.

Por meio da gestão de processos de negócios, as empresas podem simplificar fluxos de trabalho, configurar automação de tarefas e medir a eficiência do desempenho. Para ajudar nesta tarefa, apresentamos nossa lista com cinco opções de sistemas de gestão empresarial disponíveis no Brasil. 

Para ajudar na gestão de processos de negócios, selecionamos cinco ferramentas com foco em PMEs

Os processos de negócios definem como uma organização opera e entrega valor aos clientes. A fim de agilizar essa operação, as organizações podem usar softwares de gestão de processos de negócios e assim realizar a automatização de processos, além de acompanhar e melhorar seus fluxos de trabalho em várias unidades e funções. 

Este tipo de programa costuma fazer parte de sistemas maiores de planejamento de recursos empresariais (ERP). Normalmente, o sistema de gestão de processos também oferece dados e análises em tempo real que facilitam uma melhor tomada de decisões. 

Neste artigo, apresentamos uma lista de cinco sistemas para o gerenciamento de processos de negócios disponíveis no Brasil. As ferramentas selecionadas estão organizadas em ordem alfabética e cada software conta com uma classificação de usuário média geral mínima de 4,5, de um total de 5 estrelas, e recebeu mais de 20 avaliações no GetApp. 

Para mais informações sobre os critérios de seleção, consulte a seção de metodologia no final do texto.

1.

Fluxograma de processos automatizados no Flokzu
Interface de processos automatizados no Flokzu (Fonte)
  • Classificação geral: 4,8/5
  • Recursos: 4,7/5
  • Suporte ao cliente: 4,8/5
  • Praticidade: 4,8/5
  • Custo-benefício: 4,8/5

O Flokzu é uma ferramenta para gestão de processos de negócios que usa uma interface de código baixo para automatizar fluxos de trabalho. Com a função de arrastar e soltar, os usuários podem configurar tarefas, prazos e regras de negócios. Eles também podem personalizar formulários com vários tipos de campos que podem ser preenchidos automaticamente com o conteúdo e os padrões escolhidos. 

O Flokzu também conta com um recurso de atribuição de tarefas que inclui opções de reatribuição e uma trilha de auditoria que registra cada alteração. Além disso, o painel da plataforma exibe o progresso por meio de gráficos e relatórios que podem ser filtrados de acordo com diversos critérios, como por indivíduo, função ou processo. 

Embora não disponha de uma versão gratuita, esta ferramenta oferece aos usuários um teste grátis de 14 dias. Após o período de teste, há vários planos de assinatura disponíveis. O plano Standard atende às necessidades fundamentais de gestão de processos simples, enquanto o plano Premium inclui recursos adicionais. Para empresas maiores, o Flokzu oferece os planos Custom e On-Premises, que permitem maior personalização e controle.

Principais recursos do Flokzu: 

  • Recursos de IA para automatização de processos
  • Notificações por e-mail para etapas do fluxo de trabalho
  • Temporizadores para agendar e gerenciar caminhos de fluxo de trabalho

2.

Layout de grade das ferramentas de gestão de processos no software da Interfy
Painel de gestão de processos de negócios da Interfy (Fonte)
  • Classificação geral: 4,9/5
  • Recursos: 5/5
  • Suporte ao cliente: 4,9/5
  • Praticidade: 4,9/5
  • Custo-benefício: 4,8/5 

A Interfy é um software que ajuda na automação de processos de negócios, permitindo aos usuários criar e automatizar formulários e fluxos de trabalho sem código. A interface da plataforma apresenta uma funcionalidade de arrastar e soltar para realizar a adição de campos personalizados, além de validações e regras a fluxos de trabalho de várias etapas que incluem caminhos condicionais. 

Além disso, os usuários podem adicionar anexos, comentários e assinaturas aos formulários, que podem ser compartilhados com stakeholders internos e externos por e-mail ou SMS. 

Para supervisão de desempenho, a Interfy oferece painéis que destacam as principais métricas, como tempos de conclusão e taxas de erro. O software também oferece aos usuários ferramentas para criar relatórios personalizados com filtros, gráficos e tabelas, que podem ser exportados para Excel ou PDF para análise posterior.

A Interfy não é um software de gestão de processos gratuito, mas oferece um teste grátis de 7 dias para permitir aos usuários avaliarem completamente seus recursos. Após o período de teste, existem quatro opções de assinatura pagas disponíveis. 

O plano Starter foi desenvolvido para quem está começando a automatização de processos, enquanto o plano Business se baseia no Starter com recursos adicionais. O plano Business oferece recursos adaptados para automação de fluxo de trabalho mais complexo, e o plano Corporate, que é o pacote mais abrangente, atende às necessidades organizacionais de grande escala com opções de personalização. 

Principais recursos da Interfy: 

  • Modelos prontos para vários processos de negócios
  • Monitoramento de acordo de nível de serviço (SLA) e notificações por e-mail para tarefas
  • Integração com aplicativos de terceiros como Trello e Slack via Zapier

3.

Visão detalhada das etapas do pipeline de vendas no software Ploomes
Painel de fluxo de trabalho do Ploomes mostrando pipeline de vendas (Fonte)
  • Classificação geral: 4,9/5
  • Recursos: 4,8/5
  • Suporte ao cliente: 4,7/5
  • Praticidade: 4,8/5
  • Custo-benefício: 4,7/5

O Ploomes é uma plataforma de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) que pode ser usada para a criação de processos automatizados e consolidar diversas operações em um único sistema. 

Ele permite aos usuários criar e gerenciar fluxos de trabalho complexos para automatizar o processo de elaboração de propostas, contratos e outros documentos essenciais. A solução também oferece acompanhamento dos objetivos de negócios em tempo real e organiza os dados em paineis personalizáveis. Esses paineis são dotados de gráficos e tabelas dinâmicas que podem auxiliar na análise de dados e informar processos de tomada de decisão.

O Ploomes oferece um teste grátis de 14 dias aos usuários. Ao fim desse período, é possível continuar usando um plano de assinatura básico que inclui as principais funcionalidades do CRM. Mais módulos estão disponíveis como complementos (como automação de fluxo de trabalho) para personalizar o sistema de acordo com os requisitos específicos da empresa.

Principais recursos do Ploomes:

  • Segmentação de lista com critérios personalizados
  • Automação de ações de relacionamento
  • Acompanhamento de histórico e próximos passos
  • Personalização de formulários, campos, guias e filtros

4.

Painel com estatísticas do fluxo de trabalho do usuário e tendências anuais no SoftExpert Suite
Painel do SoftExpert Suite com acompanhamento do fluxo de trabalho do usuário (Fonte)
  • Classificação geral: 4,6/5
  • Recursos: 4,5/5
  • Suporte ao cliente: 4,5/5
  • Praticidade: 4,4/5
  • Custo-benefício: 4,3/5

O SoftExpert Suite auxilia empresas na gestão de processos de negócios ao permitir a estruturação e automatização de operações. O software emprega um método de fluxograma de modelo de processo de negócios e notação (BPMN 2.0, na sigla em inglês) para facilitar a criação de fluxo de trabalho, apresentando uma interface amigável de arrastar e soltar. Isso permite que os usuários criem formulários eletrônicos que sejam sincronizados com processos e sistemas de dados atuais. 

O software também oferece recursos de gestão de documentos, permitindo o armazenamento, a recuperação e a gestão de documentos dentro do fluxo de trabalho. Além disso, a solução pode ser operada em desktops e dispositivos móveis e fornece recursos de monitoramento em tempo real aos usuários.

Para informações detalhadas sobre preços dos diversos recursos e capacidades do SoftExpert Suite, os interessados podem entrar em contato com o fornecedor e agendar uma demonstração.

Principais recursos do SoftExpert Suite:

  • Mapeamento de processos, subprocessos e indicadores-chave de desempenho (KPI)
  • Modelagem de fluxo de trabalho com funcionalidade de arrastar e soltar
  • Gestão de conformidade
  • Análise de dados para otimização de processos

5.

Status e disponibilidade do robô no aplicativo móvel da UiPath
Status e disponibilidade do robô no aplicativo móvel da UiPath (Fonte)
  • Classificação geral: 4,6/5
  • Recursos: 4,5/5
  • Suporte ao cliente: 4,3/5
  • Praticidade: 4,5/5
  • Custo-benefício: 4,4/5 

O software de automação de processos UiPath equipa as organizações com a capacidade de automatizar operações de negócios. A plataforma dá suporte ao desenvolvimento de tarefas automatizadas com abordagem sem código e oferece reconhecimento óptico de caracteres para manuseio de documentos. 

Seus recursos se estendem à incorporação de machine learning e IA para gestão inteligente de processos e reconhecimento de imagens para interagir com diferentes ambientes digitais. Além disso, o UiPath Studio permite que usuários técnicos projetem e implantem fluxos de trabalho em diversas linguagens de programação. O sistema também fornece um painel centralizado para monitorar fluxos de trabalho automatizados em tempo real em todos os dispositivos.

O UiPath oferece uma versão gratuita que inclui ferramentas fundamentais para que indivíduos projetem e executem processos de automação. Essa versão vem com integrações incorporadas, tornando-a acessível para uso pessoal ou em pequena escala. 

Para empresas com requisitos mais amplos, o UiPath possui planos predefinidos que fornecem recursos adicionais para automação e colaboração. Os planos de assinatura vão até os níveis Pro e Enterprise, que atendem organizações maiores que precisam de um conjunto abrangente de ferramentas de automação e opções de suporte.

Principais recursos do UiPath:

  • Flexibilidade em primeiro lugar na nuvem 
  • Integração de IA generativa (conteúdo em inglês) para melhoria de processos
  • Teste e monitoramento de automação contínuos 
  • Controle centralizado para gestão e governança 


Metodologia

Para ser considerado nesta lista, cada produto deveria atender aos seguintes critérios em janeiro de 2024:

  • Todas as ferramentas em nossa lista justificam a definição de sistema de gerenciamento de negócios empresariais: "Este software permite que as empresas modelem, implantem, otimizem e gerenciem processos de negócios. As soluções de gestão de processos de negócios oferecem um canal colaborativo e contínuo por meio do qual os usuários podem instituir mudanças e distribuir informações por toda a empresa. As organizações usam esses aplicativos para coordenar o ambiente de negócios, agendar e sincronizar mudanças, testar a eficácia de novas estratégias e institucionalizar melhores práticas."
  • Eles têm os seguintes recursos de gestão de processos de negócios disponíveis: automação de formulários, modelagem e design de processos e fluxos de trabalho baseados em regras.
  • Todas as ferramentas receberam pelo menos 20 avaliações dos usuários nos últimos dois anos (de 15 de janeiro de 2022 a 15 de janeiro de 2024).
  • Elas têm uma classificação geral média mínima de 4,5/5 estrelas.

A partir daí, os cinco produtos com as classificações gerais médias mais altas foram selecionados para inclusão.


Esse artigo pode se referir a produtos, programas ou serviços ainda não disponíveis em seu país, ou pode ter restrições legais ou regulatórias. Sugerimos que você consulte o provedor de software diretamente para informações sobre disponibilidade do produto ou conformidade com as leis locais.

Sobre o(a) autor(a)

Marcela é analista de conteúdo do GetApp. Jornalista com mestrado em cultura, cobre tendências de tecnologia. Suas pesquisas já saíram em Valor Econômico, Forbes e Exame.

Marcela é analista de conteúdo do GetApp. Jornalista com mestrado em cultura, cobre tendências de tecnologia. Suas pesquisas já saíram em Valor Econômico, Forbes e Exame.